Associado Sindautoescola.SP, acesse sua área exclusiva agora mesmo.

Ainda não é associado? Clique aqui e associe-se agora mesmo.

CARO ASSOCIADO

O BOLETO DA CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA DO SINDAUTOESCOLA.SP REFERENTE AO MÊS DE MARÇO COM O VENCIMENTO DIA 28/03/2024, JA ESTÁ DISPONIVEL.

CLIQUE E VISUALIZE

Fiscalização do Detran-SP chegou. E agora, o que fazer?!

Em trabalho conjunto com o Detran-SP, preparamos um guia para as Autoescolas/CFC’s estarem prontas para receberem a fiscalização do órgão estadual de trânsito.

12/04/2018 00h00 - Atualizado em 25/10/2022 10h03

Estar pronto para receber a fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) não é tarefa fácil. Atualmente, são poucas – talvez nenhuma – que conheça exatamente todo o procedimento e documentos que serão solicitados pela equipe do Detran-SP no momento da fiscalização.

Pois bem, em trabalho conjunto com a Gerência de Credenciamento para Habilitação do Departamento, criamos um guia com dicas e avisos importantes para as Autoescolas/CFC’s estarem prontas para receberem a tão temida fiscalização do Detran-SP.

“O objetivo desse trabalho é subsidiar os proprietários de Autoescolas/CFC’s quanto aos procedimentos e postura adequada quando de uma fiscalização do Detran-SP, bem como desmistificar aquela imagem de ‘terror’ ou mesmo de abuso de autoridade praticadas pelos agentes de fiscalização e até mesmo pelas Autoescolas/CFC’s”, afirma o presidente do Sindicato, Magnelson Carlos de Souza.

Veja a seguir o que será solicitado pela equipe de fiscalização do Detran-SP.

PROCEDIMENTO INICIAL

No momento em que a equipe de fiscalização chegar em sua Autoescola/CFC, a recomendação do Detran-SP é que o agente de fiscalização seja cortês e esteja portando um crachá de identificação em local visível.

Em seguida, o agente fiscalizador deverá apresentar ordem de serviço devidamente preenchida com a motivação da fiscalização e as informações da respectiva Autoescola/CFC.

O QUE SERÁ VISTORIADO

O agente fiscalizador deverá solicitar alguns documentos de acordo com a categoria da Autoescola/CFC (veja abaixo). Além disso, irão vistoriar todo estabelecimento, fazendo anotações, em requerimento específico, observando ainda a fachada da empresa, as normas de acessibilidade (rampa de acesso, banheiro adaptado para DF), os recursos humanos (instrutores e diretores), os veículos de aprendizagem, as medidas dos banheiros, da recepção, sala do diretor de ensino, sala do diretor geral, sala dos instrutores, sala de secretaria, sala de simulador e salas de aula (metragem, carteiras para canhoto, quadro negro de 2m x 1,2m).

Veja abaixo a lista de documentos, que serão solicitados para as Autoescolas/CFC’s, acompanhados de recomendações do Sindicato.

Autoescola/CFC "A"

- Portaria de credenciamento e/ou última renovação
Solicite, junto a sua respectiva Unidade de Trânsito, cópia da portaria de credenciamento ou última renovação.

- Alvará da prefeitura
Providencia cópia do alvará da prefeitura. Caso não possua o documento, apresente o protocolo e laudo entregues junto a documentação da renovação do credenciamento.

- Credenciais de todos os instrutores, diretor geral e de ensino
Caso os instrutores e diretores não disponham de credenciais atualizadas, apresentem o certificado do último curso de atualização.

- Contrato social
Cópia do documento apresentado na renovação do credenciamento do ano corrente, inclusive com as últimas alterações.

- Livro de registro de funcionários
O livro de registro de funcionários costuma ficar nos escritórios de contabilidade. Sendo assim, recomendamos que seja tirada uma cópia simples do livro.

Autoescola/CFC "B"

- Alvará da prefeitura
Providencie cópia do alvará da prefeitura. Caso não possua o documento, apresente o protocolo e laudo entregues junto a documentação da renovação do credenciamento.

- Documentos de todos os veículos
Recomendamos uma cópia simples dos documentos dos veículos de aprendizagem que estão em atividade na Autoescola/CFC.

Autoescola/CFC "AB"

- Documentos de todos os veículos

- Livro de registro de funcionários

Os agentes de fiscalização irão verificar junto ao sistema e-CNHsp se, no momento da fiscalização, encontram-se aulas abertas no sistema. Nesses casos, será solicitado a apresentação dos documentos e credencial do instrutor que está ministrando a aula, a LADV e os documentos do aluno.

Para as Autoescolas/CFC’s que possuem sala de prova eletrônica monitorada (“A” ou “AB”), a fiscalização possui requerimento especifico, anotando metragens e informações quanto ao espaço e equipamentos da sala.

CONCLUSÃO DO PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO

Após cumprir todo o procedimento citado nos itens anteriores, a equipe de fiscalização do Detran-SP deve preencher o requerimento chamado “Termo de acompanhamento de fiscalização”, informando os dados da Autoescola/CFC vistoriada, bem como o responsável por acompanhar o procedimento, devendo o mesmo assinar o documento.

Deverá ser fornecido uma cópia do termo de acompanhamento, entretanto, caso não seja possível tirar a cópia do documento, é permitido que o mesmo seja fotografado pelo responsável por acompanhar a fiscalização.

ORIENTAÇÃO DO SINDAUTOESCOLA.SP

Com base no que foi apresentado acima, orientamos que aos proprietários de Autoescolas/CFC’s montem seus “kit’s de fiscalização” para estarem preparados para receber a fiscalização do Detran-SP.

Leia mais sobre

detran fiscalizacao autoescolas