O que publicamos esta semana (13/08 a 17/08)

Separamos tudo o que fizemos esta semana para você se manter informado.

17/08/2018 00h00 - Atualizado em 17/08/2018 00h00

O que publicamos esta semana (13/08 a 17/08)
Separamos tudo o que fizemos esta semana para você se manter informado.

O Sindicato aprovou em reunião de diretoria a criação de um novo serviço destinado as Autoescolas/CFC’s. Trata-se de uma central de atendimento que irá prestar os mais variados serviços para essas empresas junto ao Detran-SP. O projeto começará a ser desenvolvido nos próximos dias. A diretoria do Sindicato elaborou um manifesto aos candidatos à presidência da República. O documento contém propostas para aprimorar o setor de trânsito e o cumprimento da legislação no país. O destaque é a transformação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em uma Agência Nacional de Trânsito, com independência administrativa e financeira para agir em favor do trânsito brasileiro.

Veja a seguir um resumo do que fizemos esta semana.

Central de serviços às Autoescolas

Na última quinta-feira (16), o Sindautoescola.SP realizou reunião de diretoria em sua sede, na capital paulista. O encontro dos diretores executivos acontece todos os meses para prestação de contas da entidade, discussão sobre os assuntos em destaque na mídia e debates sobre novos projetos destinados à categoria. O grande destaque foi a aprovação para criação de uma Central de Serviços às Autoescolas/CFC’s.

O Sindicato irá oferecer às Autoescolas a possibilidade de prestar os mais diversos tipos de serviços, que tenham ligação com o processo de habilitação ou com as atividades da empresa, junto ao Detran-SP.

O plano inicial consiste em instalar um departamento na entidade para atender a Autoescola/CFC associada e, casos como protocolo de documentos para inclusão de profissional no sistema, inclusão de veículo e entrega da documentação da renovação de credenciamento poderão ser feitos diretamente pelo Sindicato.

Manifesto aos presidenciáveis

A pouco menos de dois meses da eleição, o Sindautoescola.SP elaborou uma carta aos candidatos à Presidência da República. No documento, estão elencadas diversas sugestões para o necessário aprimoramento do setor e cumprimento da legislação de trânsito no Brasil. “Nosso objetivo é que, independente vencedor da próxima corrida eleitoral, é preciso que ele veja o trânsito como uma de suas prioridades de governo”, diz Magnelson Carlos de Souza, presidente do Sindicato e idealizador do manifesto.

O Sindicato propõe a transformação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em uma Agência Nacional de Trânsito, com autonomia administrativa e financeira para coordenar as ações e metas para o trânsito em todo o país, em trabalho conjunto com os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran’s).

– Leia o manifesto aos candidatos à presidência elaborado pelo Sindautoescola.SP na íntegra; clique

Temer que desburocratizar a CNH

O presidente da República, Michel Temer, deve editar nos próximos dias uma medida provisória com o objetivo de facilitar a renovação da carteira nacional de habilitação (CNH). O texto está sendo elaborado pelo ministro das cidades Alexandre Baldy.

A ideia dessa medida é determinar que os motoristas façam apenas os exames médicos a cada cinco anos, e não precisem mais passar por toda a burocracia para renovar a carteira de habilitação.

A proposta é que a redução das exigências para renovação da CNH valha para todos os motoristas que tiverem até 55 anos. Após essa idade, a atualização do documento seria obrigatória a cada cinco anos, e a realização de exames a cada dois anos e meio.

Reportagem do domingo espetacular

O programa Domingo Espetacular, da TV Record, exibiu no último dia 12 de agosto reportagem sobre os perigos e as consequências do uso do celular ao conduzir um veículo. Com mais de 15 minutos de duração, A reportagem mostrou flagrantes de motoristas que dirigem usando celular.

Segundo aponta o Observatório Nacional de Segurança Viária, que foi ouvido para a reportagem, os riscos equivalem ao de dirigir embriagado e aumenta em 400% a chance de acidente.

Campanha do Observatório

“Quando você bebe e dirige, alguém sempre se MACHUCA” é o tema da campanha que o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lança para o mês de setembro/18, atendendo Resolução Contran nº 722/18 e que será utilizada para a Semana Nacional de Trânsito 2018.

A campanha, criada e cedida totalmente pela agência F&Q Brasil para o Observatório, pode ser utilizada por toda a sociedade, já que a meta é disseminar o alerta de que a combinação de álcool com a condução de veículos causa mortes. A orientação do Observatório é que a campanha seja usada em conjunto com o mote definido pela resolução 722: “Nós somos o trânsito”.

– Conteúdo completo da campanha; clique

VIII Focotran

Está acontecendo desde a última quarta-feira (15), em Goiânia, o VIII Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito – encontro anual que reúne os presidentes e demais representantes dos Conselhos para discutir propostas e ações que unam o poder público e a sociedade por um trânsito melhor. O evento acaba hoje (17).

O vice-presidente do Sindicato, José Guedes Pereira, é membro do Cetran-SP e está representando a entidade no evento.

reunião