Sindautoescola.SP questiona Detran.SP sobre dificuldades para abertura de processos de habilitação

De acordo com o Detran.SP, erros enviados até esta segunda-feira (10) estão sendo corrigidos.

11/08/2020 00h00 - Atualizado em 11/08/2020 00h00

Diante das inúmeras dificuldades encontradas pelas Autoescolas/CFCs nesta segunda-feira (10) na abertura de novos processos de habilitação na página disponibilizada pelo Detran.SP em seu portal, o Sindautoescola.SP enviou questionamentos ao órgão de trânsito para esclarecer as principais dúvidas que surgiram após erros informados durante as tentativas de cadastro de novos candidatos.

De acordo com relatos da categoria, mesmo utilizando RGs com menos de dois anos de expedição o cadastro não é concluído. O Detran.SP informou que de sexta-feira até esta segunda foram realizados 9.584 cadastros.

“Após mais de 140 dias de paralisação das atividades é totalmente compreensível a insatisfação do setor. Quando finalmente podemos abrir novos processos de habilitação em nossas empresas nos deparamos com diversos problemas que dificultam a conclusão desses cadastros”, afirma Magnelson Carlos de Souza, presidente do Sindicato.

“Tomamos conhecimento dessas dificuldades logo no início dos acessos, na sexta, e de imediato repassamos ao Detran.SP todos os erros enviados pela categoria e cobramos um posicionamento e solução do órgão. Esperamos até hoje [terça-feira] essas respostas para definir quais seriam os próximos passos do Sindicato na busca incansável pela retomada das atividades do setor”

Veja a seguir as perguntas enviadas pelo Sindicato e as respostas da diretoria de sistemas do Detran.SP.

Sindicato: Seria possível a disponibilização de um tutorial ou passo a passo desse novo serviço?

Resposta do Detran.SP: A Prodesp está criando um tutorial.

Sindicato: A abertura de processos, no site do Detran.SP é somente para 1ª habilitação? E os casos de adição, mudança de categoria e de pessoas com deficiência?

Resposta do Detran.SP: Neste momento sim, os demais processos virão em etapas e em breve estarão disponibilizados no Portal.

Sindicato: Está ocorrendo problemas mesmo com RGs recém emitidos, o que fazer nesses casos?

Resposta do Detran.SP: Importante que os dados estejam corretos: RG, nome da mãe e data de expedição, e neste momento o RG deve ter menos de 2 anos. Mesmo estando os dados corretos, é preciso verificar cada mensagem de retorno do sistema para que possamos avaliar caso a caso.

Sindicato: Algumas autoescolas conseguiram realizar o cadastro no portal do Detran.SP, entretanto, o candidato não consegue realizar o exame de sanidade física e mental ou de avaliação psicológica por conta de erros no momento do reconhecimento da biometria.

Resposta do Detran.SP: Esse problema realmente ocorreu na segunda-feira e já foi sanado na manhã desta terça-feira (11).

Ficou acordado com o Detran.SP que novos erros encontrados ao realizar a abertura de novos processos podem ser enviados para o Sindicato (presidencia@sindautoescola.org.br) para encaminhamento imediato a diretoria de sistemas do departamento.

O Sindautoescola.SP ressalta que vai continuar trabalhando ativamente para a retomada integral das atividades das Autoescolas/CFCs.

retomada detran