• secretaria@sindautoescola.org.br

Autoescolas/CFC’s podem ministrar aulas para condutores habilitados?

Aulas para condutores já habilitados é tema de debate há muito tempo na categoria. Serviço pode e deve ser oferecido pelas Autoescolas/CFC’s.

Criado em 04/06/2018 - Última modificação em 20/06/2018
Acessos: 1091

Autoescolas/CFC’s podem ministrar aulas para condutores habilitados?

O Sindautoescola.SP vem recebendo vários questionamentos quanto à possibilidade das Autoescolas/CFC’s do estado de São Paulo ministrarem aulas para condutores já habilitados.

O entendimento da entidade é muito claro quanto ao tema: as Autoescolas/CFC’s podem SIM (!!!) ministrar aulas para os condutores habilitados. “Entendemos que esse serviço é uma continuidade do processo de formação do condutor”, diz o presidente do Sindicato, Magnelson Carlos de Souza.

O condutor já habilitado deve buscar constantemente o aprimoramento de seus conhecimentos, assim como a atualização das legislações de trânsito e modernização dos veículos. Com isso, fica claro que a Autoescola/CFC é local apropriado para aprimorar e renovar os conhecimentos.

Vale ressaltar que essas aulas não devem ser lançadas no sistema e-CNHsp, até porque o Detran-SP não tem previsão sobre esse serviço, no entanto, a Autoescola/CFC precisa ter um controle adequado dessas aulas.

Sendo assim, o Sindicato considera as ‘aulas para habilitados’ como mais um serviço a ser oferecido, legitimamente, pelas Autoescolas/CFC’s, e que deve ser cada vez mais explorado como um complemento a formação do condutor, até porque a Autoescolas/CFC já está devidamente adequada e preparada, com seus instrutores de trânsito e veículos de aprendizagem vistoriados periodicamente pelo Detran.

O Detran-SP vem apontando uma preocupação quanto a possível fraude na realização das aulas para condutores habilitados. O setor de fiscalização do Departamento irá intensificar suas fiscalizações no sentido de coibir possíveis irregularidades.

Atualmente, grande parte dessa atividade é exercida pelas pseudo-empresas, denominadas “auto treinamento”, que atuam de forma clandestina e sem nenhuma regulamentação ou mesmo fiscalização, colocando em risco os usuários que buscam por esse aperfeiçoamento.

A recomendação é que as pessoas já habilitadas com interesse em aperfeiçoar suas habilidades ao dirigir devem procurar uma Autoescola/CFC devidamente credenciada junto ao Detran.SP ou empresas que ofereçam o serviço e que estejam juridicamente legalizadas.

Leia sobre

autoescolas  detran  aulas

Estamos no WhatsApp!

Cadastre seu número para receber diariamente nossas notícias