Detran.SP define retomada da abertura de novos processos de habilitação e do agendamento do exame teórico

Presidente do Sindautoescola.SP gravou o resumo semanal com os principais destaques da semana de 03/08/2020 a 07/08/2020. Assista!

07/08/2020 00h00 - Atualizado em 10/08/2020 00h00

O Detran.SP definiu em reunião nesta sexta-feira (7), com a participação do Sindautoescola.SP, a retomada da abertura de novos processos de habilitação (pré-cadastro) e do agendamento do exame teórico de primeira habilitação. O presidente do Sindicato, Magnelson Carlos de Souza, gravou o resumo semanal e detalhou as principais informações sobre a retomada desses serviços. Assista!

Abertura de novos processos

O diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, anunciou que a abertura de novos processos de habilitação vai estar disponível efetivamente na próxima segunda-feira (10) — mas que já está liberado para acesso desde já no portal do Detran.SP — para o cidadão que possui RG com limite máximo de dois anos de expedição, uma vez que o Detran.SP vai utilizar a base de dados do IRGD.

A expectativa é que a partir da segunda quinzena de agosto seja permitida a abertura de processos daqueles que possuem RG com expedição a partir de 2014. Veja a seguir como acessar no portal do Detran.SP.

1. Visite www.detran.sp.gov.br.

2. Clique em CNH – Habilitação ou aqui.

3. Clique em Primeira Habilitação ou ACC e em seguida na opção “Primeira Habilitação – veja como obter”.

4. Clique no botão “Veja como solicitar sua permissão para dirigir”.

5. Clique no botão “Faça pela internet”.

6. Preencha os campos e marque a opção “Li e concordo com os termos acima”.

7. Nas próximas páginas serão solicitadas mais informações do candidato. O sistema vai direcionar o candidato para os exames de aptidão física e mental e de avaliação psicológica automaticamente.

Exame teórico

Neto disse na reunião que as empresas cadastradas pelo Detran.SP para o curso remoto estão finalizando os ajustes em seus sistemas (integração com a Prodesp) e que a partir da próxima semana o agendamento dos exames teóricos de primeira habilitação deve estar disponível.

É importante destacar que a aplicação do exame teórico é destinada aos CFCs “A” e “AB” que já aplicam o curso e prova de renovação e reciclagem de condutores infratores.

Protocolos no Detran.SP

O diretor-presidente do Detran.SP deu sinal positivo para o Sindicato para recepcionar, conferir e enviar a documentação dos serviços emergenciais das Autoescolas/CFCs para a retomada das atividades do setor. Entre os serviços estão a inclusão e exclusão de instrutores e diretores e mudança de endereço. Leia mais aqui.

O Sindicato vai finalizar os detalhes desse trabalho conjunto e vai divulgar mais informações na próxima semana.

retomada detran