PREZADO ASSOCIADO.

SOLICITAMOS QUE VERIFIQUE SEU E-MAIL OU ÁREA DO ASSOCIADO COM URGENCIA!

O Sindautoescola.SP busca alternativas para o atendimento de deficientes auditivos

16/05/2024 09h08 - Atualizado em 16/05/2024 15h27

O presidente do Sindautoescola.SP, José Guedes Pereira, esteve em 14 de maio de 2024, na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com o CEO da ICOM Libras, Cid Torquato para discutir alternativas para o atendimento, nas Autoescolas/CFCs do estado de São Paulo, de pessoas surdas que usam a Língua Brasileira de Sinais.

A iniciativa visa encontrar alternativas para o atendimento de surdos e pessoas com perda significativa de audição e que queiram realizar o processo de formação de condutores.

Desde 2015 o CONTRAN dispõe sobre o acesso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, para o candidato e condutor com deficiência auditiva quando da realização de cursos e exames nos processos referentes à Carteira Nacional de Habilitação – CNH. A legislação atual estabelece que as Autoescolas e órgãos de trânsito deverão disponibilizar intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas diversas fases do processo de habilitação de condutores, porém existe a possibilidade do uso de aplicativos que permitam essa comunicação.

A ICOM, através do seu representante, Cid Torquato, apresentou ao Secretário Marcos Costa, uma plataforma que traduz conversas em tempo real e tornaria toda a relação entre Autoescolas e o cidadão surdo mais simples e o processo menos oneroso para as empresas do setor.

O Sindautoescola.SP espera que o diálogo mantido na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência possa trazer frutos significativos e novas possibilidades para o atendimento das pessoas surdas nas Autoescolas/CFCs do estado de São Paulo.