• Av. Tiradentes, 998 7º andar, Luz - SP
  • (11) 3929-5779

Participe da pesquisa sobre o processo de habilitação em SP

  
Participe da pesquisa sobre o processo de habilitação em SP

O atual Governo Federal vem sinalizando desde o início do ano para possíveis mudanças no processo de formação de condutores com o propósito de desburocratizar e diminuir os custos para se habilitar no Brasil.

Paralelamente a essas manifestações, o Portal Sindautoescola.SP lança uma pesquisa para saber dos diretores-proprietários de Autoescolas no estado de São Paulo o entendimento quanto a possíveis mudanças ou reduções na carga horária dos processos de habilitação.

Os resultados serão utilizados em ações do Sindicato voltadas para a preservação, manutenção e aprimoramento da atividade profissional do setor, assim como em futuras reuniões com os órgãos de trânsito.

Preencha as informações da autoescola e comece a pesquisa

Curso teórico-técnico – Primeira habilitação

Como é hoje: carga horária de 45 horas-aulas de maneira presencial e obrigatória.

1. A carga horária praticada hoje (45 horas-aula) é adequada para a formação do novo condutor? Se a resposta for não, qual sua sugestão de carga horária?

2. Atualmente o curso teórico-técnico é realizado presencialmente. Em seu entendimento, é possível que o curso seja ministrado em outra modalidade?

Curso pré-prático (simulador) – Primeira habilitação

Hoje: carga horária de 5 horas-aulas obrigatórias.

1. O uso do simulador de direção como uma ferramenta tecnológica pode ser importante no processo de ensino-aprendizagem?

Curso de prática de direção veicular – Primeira habilitação

Hoje: carga horária de 20 horas-aulas obrigatórias.

1. A carga horária prática exigida hoje é adequada para a formação do novo condutor? Se a resposta for não, qual sua sugestão de carga horária?

Mudança de categoria (“C”, “D” e “E”)

Hoje: carga horária de 20 horas-aulas obrigatórias.

1. A carga horária praticada hoje para mudança de categoria nas categorias “C”, “D” e “E” é adequada para a formação do condutor? Se a resposta for não, qual sua sugestão de carga horária?

Adição de categoria (“A” e “B”)

Hoje: carga horária de 15 horas-aulas obrigatórias.

1. A carga horária praticada hoje para adição de categoria “A” e “B” é adequada para a formação do condutor? Se a resposta for não, qual sua sugestão de carga horária?

Aprimoramento

Na sua opinião, o que pode ser alterado e até mesmo desburocratizado para aprimorar o processo de formação de condutores no Brasil, sem, com isso, comprometer a qualidade da formação dos condutores?

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Podcast episódio 38: Trânsito, por Julyver Modesto

Quais são os requisitos para o exercício da profissão de Instrutor de trânsito? É verdade que não se exigirá mais a CNH na categoria "D"? Existe "transferência de pontuação"?

RECEBA NOSSAS INFORMAÇÕES VIA WHATSAPP

Cadastre seu número para receber nossas notícias e acompanhar ainda mais de perto nosso trabalho.